Encontros de Partilha e Aprendizagem em Alcochete
Na tarde do dia 8 de outubro, a equipa do Ubuntu no Bairro deslocou-se até ao Clube da Memória de Alcochete para participar nas atividades do projeto da Câmara Municipal, que surgiu durante a pandemia de Covid-19, a convite de Cíntia Mendes, técnica da CM de Alcochete e criadora do projeto. Este projeto é destinado a jovens residentes com 50 anos ou mais, já reformados. Nessa tarde, tivemos a oportunidade de assistir e participar nas dinâmicas "10 dicas para a atenção plena," "Anatomia do Abraço," e "Exercício da Respiração." Presenciamos um ambiente de fraternidade, muito rico e cheio de histórias, onde cada participante, por si só, é uma biblioteca humana pronta para partilhar conhecimentos e, mais do que isso, sentimentos.
Antes de finalizarmos a nossa visita ao município de Alcochete nessa tarde, ainda houve tempo para um breve desvio à junta de freguesia, onde conhecemos outro projeto chamado Clube de Arraiolos. Destinado aos residentes da freguesia de Alcochete, este projeto foi criado para aqueles que se interessam por trabalhos manuais e interessados na arte do ponto de arraiolos. Observamos um espaço de aprendizagem, convivência e interajuda.
No dia 17 de outubro, o IPAV marcou presença no 2º Encontro Longevidade - Oportunidades e Desafios, organizado pela Câmara Municipal de Alcochete, que contou com a abertura do presidente da autarquia. Este encontro, tal como o projeto Ubuntu no Bairro, enquadra-se na Operação Integrada Local – Alcochete - Bairro do Passil e reuniu diversos oradores e munícipes à volta de temas como a saúde mental, a nutrição, a sexualidade, os cuidados em situação de dependência e a ocupação dos tempos livres na idade "madura", entre outros.
No dia 23 de outubro, após a primeira experiência, pudemos participar nas atividades do Clube da Memória do bairro do Passil, em Alcochete, onde fomos acompanhados pela professora Hanna, da escola finlandesa. Embora fosse um grupo mais pequeno, a experiência foi bastante gratificante e marcada por momentos de partilha de pequenas histórias de vida, que tiveram um grande impacto em nós. E, por fim, para nossa surpresa, fomos recebidos com um lanche muito simpático e cheio de delícias!
.jpeg)
Ainda no mesmo dia, realizou-se uma sessão de esclarecimento do projeto Ubuntu no Bairro, envolvendo diversas associações de Alcochete. Contamos com a presença de 21 participantes, representando algumas das entidades que fazem parte do município. Durante o encontro, apresentamos brevemente o projeto, o IPAV e nossa motivação, além de discutir as propostas de ações que gostaríamos de desenvolver em parceria com eles. O próximo passo é definir, junto com as associações, as datas para o início das formações.